quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Psicomotricidade no CEI - Centro Educacional Infantil

Uma "palhinha" da opinião de Le Boulch sobre psicomotricidade:
"A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação básica para a escola primária. Ela condiciona todas as aprendizagens pré escolares e escolares; estas não podem ser conduzidas a bom termo se a criança não tiver conseguido tomar consciência do seu corpo, lateralizar-se, situar-se no espaço, dominar o tempo; se não tiver adquirido habilidade suficiente e coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve constituir privilégio desde a mais tenra infância; conduzida com perseverança, permite prevenir certas inadaptações sempre difíceis de melhorar quando já estruturadas..."( Boulch Le; Educação Psicomotora, pag. 11; 2° ed. PA - 1988).

Um comentário:

  1. Acredito que este seja um dos temas que aproximan-se dos conceitos de interação propostos por Vygotsky, em ideias como a "ZDP",onde a adaptação ao ambiente que cerca a criança aparece como facilitador da aprendizagem. Preparar a criança para exteriorizar suas hipóteses como modo de dar proseguimento ao processo de aprendizagem que se completa no meio social, corresponde ao que citam as teorias de Piaget. Por essas e outras a psicomotricidade deve ser mais do que um instrumento de apoio, deve constituir-se numa essencialidade do processo de educação infantil, concordam?

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