terça-feira, 21 de setembro de 2010

A psicomotricidade e o ato de escrever:

O estereótipo de ciências médica para a psicomotricidade, voltada para tratamentos clínicos, e a educação física como uma matéria de pouca importância no currículo escolar são deixadas de lado e vista com desleixo. Mas não se observa a necessidade de se ter um corpo saudável, física e mentalmente, para que se possa executar o todo que compõe a vida: respirar, movimentar-se, dormir, acordar, interagir, e a numerosa quantidade de atividades que fazem parte da nossa existência, incluindo a escrita. Quando criança, enquanto temos flexibilidade e energia, não nos preocupamos, pois não desenvolvemos noção da necessidade, estamos preocupados somente em brincar numa aula de educação psicomotora ou educação física; na adolescência no julgamos plenos, completos, perfeitos... qual a necessidade de uma educação psicomotora? A educação física é até interessante por que me trás o benefício de melhorar a aparência e vigor muscular. Só então, na fase adulta, quando o corpo começa a sentir o castigo da rotina e trabalho diário que procuramos uma solução, quando isso já poderia ter sido trabalhado e evitado desde a Educação Infantil. Será que o nosso conceito de educação e aprendizagem está completo se não damos a devida atenção ao corpo, aos movimentos, a postura, ao estímulo e resposta de cada músculo do corpo? “Quando nos propomos a um trabalho ou uma atuação de educadores, deveríamos fazer algumas perguntas como: Que homem eu gostaria de ver atuando? Quem é o homem que pretendo educar?”. (BRUHNS Heloisa T, ALVES Rubem, KOFES Suely, IWANOWICZ Barbara, LOPES Maria Izabel de S, FILHO Lino Castellani; CONVERSANDO SOBRE O CORPO, Ed. Papirus - 1986, 2° Ed, pag. 13) Essa fala chama a responsabilidade para os educadores do corpo.

Um comentário:

  1. É de grande importância que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano e a partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

    Telma

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